Como saber diferenciar um equipamento do outro? Quala a diferença entre Inversor e Microinversor? Qual o melhor equipamento para contratar em um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica?
Diferença entre Inversor e Microinversor?
Qual sistema é melhor, Microinversor ou Inversor String?
Com o grande crescimento do mercado de Energia Solar Fotovoltaica, o Microinversor x Inversor String tem se tornado os sistemas mais comuns em uma instalação fotovoltaica.
Os dois tipos de inversores possuem a mesma função no sistema e podem ser usados em instalações comerciais, instalações residenciais e industriais, porém o microinversor além de ser um equipamento menor e mais prático na hora da instalação, ele também trás mais segurança e mais eficiência na hora de realizar a geração de energia.
Veja as principais cidades que já fizeram uma instalação de Energia Solar Fotovoltaica com a Vetiras solar:
- Energia Solar em Sorocaba
- Energia Solar em Tatuí
- Energia Solar em Itapetininga
- Energia Solar em Boituva
- Energia Solar em Itu
- Energia Solar em Alumínio
- Energia Solar em Angatuba
- Energia Solar em Votorantim
- Energia Solar em Capela do Alto
- Energia Solar em Araçoiaba da Serra
- Energia Solar em Porangaba
- Energia Solar em Campinas
- Energia Solar em Ibiúna
- Energia Solar em Sarapuí
- Energia Solar em Barueri
- Energia Solar Bauru
Qual a diferença de Microinversor para o Inversor String?
A maior diferença entre os dois sistemas é a forma que é feita a ligação, enquanto a ligação do microinversor é feita de forma individual, conectando painéis em grupos pequenos, a ligação feita pelos inversores Strings são únicos, em formato de fileira, como mostra imagem abaixo:
Essa pequena diferença pode trazer grande resultados na produção da energia, pois com o sistema String por exemplo, caso um dos painéis tenha algum tipo impedimento durante o dia, o restante dos painéis também irão ser impedidos de produzir a energia necessária para seu consumo.
Sombreamento nos painéis: Diferença entre Inversor e Microinversor
Como explicado anteriormente caso um dos painéis tenha algum impedimento, como uma sombra ao decorrer do dia, todo o sistema é prejudicado. Veja na imagem abaixo e entenda melhor sobre essa desvantagem:
No sistema com o Inversor String, por sua ligação ser feita em fileiras e contém uma única ligação, em caso se sombreamento em somente um dos painéis, todo o restante do sistema é comprometido, como na imagem acima.
Se você olhar bem no sistema com o Microinversor isso não acontece! E o único motivo para isso acontecer é somente pela forma em que é conectado os cabos dos painéis ao inversor.
Esse impedimento pode comprometer até 50% da produção da energia que você precisará utilizar durante o mês, podendo trazer prejuízos em vez de economia.
Segurança na instalação
É importante observamos mais detalhes sobre os equipamentos, e um detalhe importante é a segurança na hora da instalação de painel solar e também em se há alguma intervenção.
O Microinversor possui uma norma que determina que o sistema tenha uma tensão limitada de 120 Vcc quando o sistema for desligado, para que possa ser feito alguma manutenção, assim ameniza risco de choques, e em caso de incêndios a energia é cortada em cada um dos Microinversores.
O Inversor String possui uma alta tensão podendo chegar até 1500 Volts, trazendo riscos na hora da instalação e manutenção e até podendo ter chances de incêndios.
Qual usamos Microinversores e quando Inversores String?
A Veritas Solar sempre oferece o melhor para o cliente, hoje escolhemos trabalhar com os Microinverosres e os Inversores Strings pois ao estudarmos o mercado vimos que o mesmo demanda esses dois sistemas, porém, ao realizarmos um orçamento personalizado sempre analisamos pontos importante como: vida útil dos equipamentos, melhor custo benefício, segurança, eficiência de geração de sistema e garantias.
Sempre entregamos o orçamento com os dois tipos de sistemas, dessa forma o cliente escolhe qual equipamento quer usar.
Em casos de grandes contratações como grandes comércios e industrias realizamos o balanceamento de gastos em equipamentos para ver qual sistema será mais vantajoso para o cliente.
O valor final pode ser um pouco diferente, na maioria das vezes o inversor convencional (String) fica mais barato, mas levando em conta o tempo de vida útil do sistema e todas as outras vantagens que o Microinversor oferece seria uma tolice olharmos somente o valor e esquecermos da qualidade.
Damos prioridade ao sistema com Microinversor, pois ele oferece mais segurança, maior tempo de vida útil, facilita a instalação, e entrega mais eficiência na produção de energia.
Mas se estudarmos o caso e vermos que o Inversor String seria melhor que um Microinversor, nós não iremos contrariar, sem contar que a decisão do cliente é a mais importante de todas e respeitamos!
Conheça melhor sobre nossos equipamento e aproveita para solicitar um orçamento gratuito conosco! Um de nossos especialistas irão entrar em contato com você, basta acessar mossa página de Orçamento e deixar seus dados para contato!
Manutenção e monitoramento do Inversor e Microinversor
A manutenção e de um Inversor String pode ser que seja feito com mais frequência, pois o sistema possui uma tensão muito alta e para que seja garantido a segurança e bom funcionamento da produção de energia é necessário um acompanhamento, ainda mais que o sistema não possui nenhum tipo de ferramenta para que seja feito um monitoramento em tempo real de cada painel, você só consegue fazer o monitoramento total do sistema através do relógio bifásico.
Já com o Microinversor isso é diferente, junto com todo o sistema nós entregamos um App chamado EMAAPP, que possibilita o monitoramento individual diário de cada painel, sendo assim, se um dos painéis apresentar algum erro ou estiver produzindo menos que outros painéis você consegue acompanhar pelo aplicativo no seu celular e se necessário realizar uma manutenção antes que possa causar problemas maiores.
Conheça melhor sobre nossa empresa e se sinta seguro em contratar Energia Solar com a Veritas Solar!
Vida útil e garantia
A vida útil de microinversor é de 25 anos podendo se estender até 45 anos, oferecemos a garantia de 15 anos do sistema em caso de manuntenções e reparos.
- Vida útil do Microinversor – 15 a 25 anos
- Garantia do Microinversor – 15 anos
Já os Inversores String o prazo de vida útil é de 15 anos e geralmente o prazo de garantia seria entre 5 a 7 anos, mas nós da Veritas Solar oferecemos uma garantia de 10 anos sobre os sistemas de Inversores String.
- Vida útil do Inversor String – 5 anos
- Garantia do Inversor String – 5 a 7 anos (10 anos de garantia comprando com a Veritas Solar)
Tamanho e peso
O tamanho dos painéis podem variar entra 2×1 a 2,20×1,15 e o peso é de aproximadamente 30 kg cada painel.
Qual a escolher e qual a Diferença entre o Inversor e Microinversor?
Agora de uma olhada na lista abaixo e veja um resumo sobre os dois tipos de sistemas que oferecemos:
Microinversor | Inversor String | |
Vida útil | 15 anos | 5 anos |
Geração | Geração individual | Ligação em Série |
Em caso de sombreamento no painél | Perda de geração de 50% de 1 painél | Perda de geração de 50% Total do sistema |
Monitoramento | Monitoramento individual dos módulos no sistema EMAAPP da APsystems | Monitoramento da potência total do sistema somente |
Além disso veja mais algumas informações disponíveis pela distribuidora dos Microinversores APsystems:
- Produz até 25% a mais de energia do que os sistemas que utilizam metodologias de inversor central/string
- Mais seguro: a utilização de microinversores evita que ocorram falhas conhecidas como “ARC FAULT”, que é uma das principais causas de incêndios nas instalações fotovoltaicas.
- Fácil instalação: utilização da tecnologia Plug & Play. O circuito em CC é mais simples e com uma tensão menor (ao contrário da topologia de inversor central/string, que chega a ter 600 – 1200 V no circuito CC), minimizando o risco de acidentes e erros.
Para saber mais sobre o funcionamento do sistema de Energia Solar e a diferença entre o Inversor e Microinversor chama a gente no WhatsApp.
Conheça todos os nossos artigos relacionados a Energia Solar Fotovoltaica e também veja se já temos alguma instalação feita no munícipio acessando a página com todos os artigos do nosso blog.
Venha fazer uma visita
Nós atendemos em nossos escritório, se você se interessar em nos visitar será muito bem-vindo (a), veja o endereço logo a abaixo e venha tomar um café conosco:
– Rua Padre Albuquerque, N° 25
– Centro de Itapetininga / CEP: 18200-220
– Horário de atendimento: Segunda a sexta 08h às 18h
Aos Sábados: 08h às 12h