Microinversor e Inversor String – Qual equipamento é melhor para o sistema?

Como saber diferenciar um equipamento do outro? Microinversor ou Inversor String? Qual o melhor equipamento para contratar em um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica?

Micro Inversor APsystems

Microinversor é melhor que o Inversor String?

Qual sistema é melhor, Microinversor ou Inversor String?

Com o grande crescimento do mercado de Energia Solar Fotovoltaica, o Microinversor ou Inversor String tem se tornado os sistemas mais comuns em uma instalação fotovoltaica.

Os dois tipos de inversores possuem a mesma função no sistema e podem ser usados em instalações comerciais, residenciais e industriais, porém o microinversor além de ser um equipamento menor e mais prático na hora da instalação, ele também trás mais segurança e mais eficiência na hora de realizar a geração de energia.

 

Veja as principais cidades que já fizeram uma instalação de Energia Solar Fotovoltaica com a Vetiras solar:

 

Qual a diferença de Microinversor para o Inversor String?

A maior diferença entre os dois sistemas é a forma que é feita a ligação, enquanto a ligação do microinversor é feita de forma individual, conectando painéis em grupos pequenos, a ligação feita pelos inversores Strings são únicos, em formato de fileira, como mostra imagem abaixo:

comparação: microinversor vs inversor string

Essa pequena diferença pode trazer grande resultados na produção da energia, pois com o sistema String por exemplo, caso um dos painéis tenha algum tipo impedimento durante o dia, o restante dos painéis também irão ser impedidos de produzir a energia necessária para seu consumo.

 

Sombreamento nos painéis: Microinversor ou Inversor String

Como explicado anteriormente caso um dos painéis tenha algum impedimento, como uma sombra ao decorrer do dia, todo o sistema é prejudicado. Veja na imagem abaixo e entenda melhor sobre essa desvantagem:

comparativo microinversor e inversor string

No sistema com o Inversor String, por sua ligação ser feita em fileiras e contém uma única ligação, em caso se sombreamento em somente um dos painéis, todo o restante do sistema é comprometido, como na imagem acima.

Se você olhar bem no sistema com o Microinversor isso não acontece! E o único motivo para isso acontecer é somente pela forma em que é conectado os cabos dos painéis ao inversor.

Esse impedimento pode comprometer até 50% da produção da energia que você precisará utilizar durante o mês, podendo trazer prejuízos em vez de economia.

 

Segurança na instalação

É importante observamos mais detalhes sobre os equipamentos, e um detalhe importante é a segurança na hora da instalação e também em alguma intervenção.

O Microinversor possui uma norma que determina que o sistema tenha uma tensão limitada de 120 Vcc quando o sistema for desligado, para que possa ser feito alguma manutenção, assim ameniza risco de choques, e em caso de incêndios a energia é cortada em cada um dos Microinversores.

O Inversor String possui uma alta tensão podendo chegar até 1500 Volts, trazendo riscos na hora da instalação e manutenção e até podendo ter chances de incêndios.

 

Qual usamos Microinversores e quando Inversores String?

A Veritas Solar sempre oferece o melhor para o cliente, hoje escolhemos trabalhar com os Microinverosres e os Inversores Strings pois ao estudarmos o mercado vimos que o mesmo demanda esses dois sistemas, porém, ao realizarmos um orçamento personalizado sempre analisamos pontos importante como: vida útil dos equipamentos, melhor custo benefício, segurança, eficiência de geração de sistema e garantias.

Sempre entregamos o orçamento com os dois tipos de sistemas, dessa forma o cliente escolhe qual equipamento quer usar.

Em casos de grandes contratações como grandes comércios e industrias realizamos o balanceamento de gastos em equipamentos para ver qual sistema será mais vantajoso para o cliente.

O valor final pode ser um pouco diferente, na maioria das vezes o inversor convencional (String) fica mais barato, mas levando em conta o tempo de vida útil do sistema e todas as outras vantagens que o Microinversor oferece seria uma tolice olharmos somente o valor e esquecermos da qualidade.

Damos prioridade ao sistema com Microinversor, pois ele oferece mais segurança, maior tempo de vida útil, facilita a instalação, e entrega mais eficiência na produção de energia.

Mas se estudarmos o caso e vermos que o Inversor String seria melhor que um Microinversor, nós não iremos contrariar, sem contar que a decisão do cliente é a mais importante de todas e respeitamos!

Conheça melhor sobre nossos equipamento e aproveita para solicitar um orçamento gratuito conosco! Um de nossos especialistas irão entrar em contato com você, basta acessar mossa página de Orçamento e deixar seus dados para contato!

Manutenção e monitoramento do Microinversor ou Inversor String

A manutenção e de um Inversor String pode ser que seja feito com mais frequência, pois o sistema possui uma tensão muito alta e para que seja garantido a segurança e bom funcionamento da produção de energia é necessário um acompanhamento, ainda mais que o sistema não possui nenhum tipo de ferramenta para que seja feito um monitoramento em tempo real de cada painel, você só consegue fazer o monitoramento total do sistema através do relógio bifásico.

aplicativo usado para o o microinverdor

Já com o Microinversor isso é diferente, junto com todo o sistema nós entregamos um App chamado EMAAPP, que possibilita o monitoramento individual diário de cada painel, sendo assim, se um dos painéis apresentar algum erro ou estiver produzindo menos que outros painéis você consegue acompanhar pelo aplicativo no seu celular e se necessário realizar uma manutenção antes que possa causar problemas maiores.

Conheça melhor sobre nossa empresa e se sinta seguro em contratar Energia Solar com a Veritas Solar!

 

 

 

Vida útil e garantia

A vida útil de microinversor é de 25 anos podendo se estender até 45 anos, oferecemos a garantia de 15 anos do sistema em caso de manuntenções e reparos.

  • Vida útil do Microinversor – 15 a 25 anos
  • Garantia do Microinversor – 15 anos

 

Já os Inversores String o prazo de vida útil é de 15 anos e geralmente o prazo de garantia seria entre 5 a 7 anos, mas nós da Veritas Solar oferecemos uma garantia de 10 anos sobre os sistemas de Inversores String.

  • Vida útil do Inversor String – 5 anos
  • Garantia do Inversor String – 5 a 7 anos (10 anos de garantia comprando com a Veritas Solar)

 

Tamanho e peso

O tamanho dos painéis podem variar entra 2×1 a 2,20×1,15 e o peso é de aproximadamente 30 kg cada painel.

 

Qual a escolher? Microinversor ou Inversor String?

Agora de uma olhada na lista abaixo e veja um resumo sobre os dois tipos de sistemas que oferecemos:

Microinversor Inversor String
Vida útil 15 anos 5 anos
Geração Geração individual Ligação em Série
Em caso de sombreamento no painél Perda de geração de 50% de 1 painél Perda de geração de 50% Total do sistema
Monitoramento Monitoramento individual dos módulos no sistema EMAAPP da APsystems Monitoramento da potência total do sistema somente

 

Além disso veja mais algumas informações disponíveis pela distribuidora dos Microinversores APsystems:

  1. Produz até 25% a mais de energia do que os sistemas que utilizam metodologias de inversor central/string
  2. Mais seguro: a utilização de microinversores evita que ocorram falhas conhecidas como “ARC FAULT”, que é uma das principais causas de incêndios nas instalações fotovoltaicas.
  3. Fácil instalação: utilização da tecnologia Plug & Play. O circuito em CC é mais simples e com uma tensão menor (ao contrário da topologia de inversor central/string, que chega a ter 600 – 1200 V no circuito CC), minimizando o risco de acidentes e erros.

Para saber mais sobre o funcionamento do sistema de Energia Solar com Microinversor ou Inversor String chama a gente no WhatsApp.

 

Conheça todos os nossos artigos relacionados a Energia Solar Fotovoltaica e também veja se já temos alguma instalação feita no munícipio acessando a página com todos os artigos do nosso blog. 

 

Venha fazer uma visita

Nós atendemos em nossos escritório, se você se interessar em nos visitar será muito bem-vindo (a), veja o endereço logo a abaixo e venha tomar um café conosco:

Escritório de atendimento sobre energia solar fornecedora de Energia Solar Fotovoltaica– Rua Padre Albuquerque, N° 25

– Centro de Itapetininga / CEP: 18200-220

– Horario de atendimento: Segunda a sexta 08h às 18h

Aos Sábados: 08h às 12h

 

Redes sociais