Início » Como funciona Energia solar residencial?

Como funciona Energia solar residencial?

Para saber sobre Como funciona Energia solar residencial basta ler este artigo até o final e tudo que precisar de respostas estará aqui! Caso ainda tenha dúvida entre em contato conosco pelo WhatsApp.

 

Como funciona Energia solar residencial?

A Energia solar Residencial funciona através a instalação de painéis solares (conhecidos também como painéis fotovoltaicos) instalados no ponto mais alto da residência. Esses painéis captam a luz solar e através do Microinversor ou Inversor String a transformam em energia para ser consumida!

energia-solar23

Essa captação, transformação e distribuição acontece da seguinte forma:

como funciona energia solar

Os raios do sol atingem os painéis fotovoltaicos que são feitos de silício;

A energia fotovoltaica ou também a energia de corrente contínua (CC) é produzida pela agitação de partículas do sol se colidem com as partículas do material que são feito os painéis fotovoltaicos (Silício) passam pelo “inversor String” ou também pelo “Microinversor” transformando a energia solar em Energia de Corrente Alternada (CA);

Após essa transformação a energia é distribuída para o quadro de energia da residência para que possa ser consumida por todos os eletrodomésticos;

Em dias de sol intenso essa energia foi produzida em excesso, sendo assim, você não usa toda a energia e por isso ela é injetada na rede pública e transformada em créditos para ser usada quando for preciso;

Quando você produzir menos energia ou produzir menos do que você usa a energia da rede pública entra em ação, e no final do mês para não ser cobrado a mais do folheto, os créditos que você acumulou anteriormente serão abatidos no valor, dessa forma você paga o mínimo da conta mesmo precisando usar a energia fornecida pela rede pública!

Se você ficou com alguma dúvida é só entrar em contato conosco através da nossa central de relacionamento que nós estaremos prontos para responder todas as suas dúvidas a respeito de como funciona energia Solar residencial!

 

Veja nosso vídeo explicativo diretamente no nosso canal no Youtube:

 

Quanto custa um sistema de Energia Solar para uma Residência?

O Preço de um sistema de Energia Solar para uma Residência pode variar muito, e essa variação depende do quanto você consome por mês!

Para saber o preço que você vai pagar por um sistema de Energia Solar fotovoltaico para uma residência é necessário medir os kWh (Quillo-Watt-hora) consumido ao longo dos meses, e então é tirado uma média desse consumo.

O valor exato para um projeto só é possível saber através de uma análise com um profissional da área de Energia Solar Fotovoltaico, pois existem fatores que podem alterar o preço, como a escolha do sistema Inversor ou Microinversor, se a posição das telhas captam bem a luz solar, por exemplo.

Para saber o valor que seu projeto irá ficar é só chamar nosso consultor que ele encaminha para você um orçamento completo sem nenhum compromisso, clique aqui e chame um consultor Veritas Solar!

 

É recomendável a instalação de energia solar para uma residência que o consumo mensal é acima de R$ 150,00, pois, menor que isso não é notável tanta diferença na economia e o payback não é tão atrativo. Para mais informações fale conosco.

 

Conheça alguns clientes que já realizaram uma instalação de energia solar em residências: 

 

Como funciona a Energia Solar a noite?

Durante a noite os painéis não produzem energia solar fotovoltaica, e por isso você utiliza a energia que você produziu durante o dia todo!

Sendo assim, você nunca fica sem energia, pois os painéis são altamente tecnológicos e captam o máximo possível de luz solar que conseguirem e deixam armazenadas para usar durante o mês inteiro e o que sobrar é injetado na rede.

o que acontece em dias nublados com o sistema de energia solar

Como funciona a Energia Solar quando não tem sol?

Os painéis funcionam em dias nublados e também em dias chuvosos, porém a geração de energia é menor, pois, os painéis captam a incidência solar e não o calor do sol, então quando mais forte o sol estiver mais os raios conseguem ultrapassar as nuvens e atingir os painéis, caso contrário os raios passam com mais dificuldades pelas nuvens para atingirem os painéis fotovoltaicos pois as nuvens e a chuva estão no caminho.

Quer saber mais sobre como funciona o sistema de energia solar para residência a noite? Então, aproveita e clique aqui e fale conosco agora mesmo!

 

Você sabe a diferença de um sistema de energia solar com Microinversor e com o Inversor String?

A real diferença entre o Microinversor e o Inversor String é a forma em que é feito a ligação de cabos no sistema, isso gera grandes vantagens e grandes desvantagens para cada um dos sistemas!

comparação: microinversor vs inversor string

O que é o Inversor String?

O Inversor String trabalha em alta potência pois seus cabos são conectados em todos os painéis da instalação e conectado ao inversor, por isso é necessário trabalhar com uma voltagem maior. Os Inversores Strings são equipamentos que convertem a energia de corrente contínua (CC) em energia de corrente alternada (CA) que é a energia própria para o consumo.

 

O que é o Microinversor?

O Microinversor trabalha com menores potências, porém com mais equipamentos, que segundo os fornecedores oferecem uma nova tecnologia, garantindo qualidade e maior segurança. O Microinversor é também um equipamento que converte a energia de corrente contínua em energia de corrente alternada, porém ela oferece mais segurança e qualidade na hora dessa conversão, pois seu sistema trabalha de forma individual.

 

Qual a diferença entre um projeto de energia solar residencial com o Inversor String e um projeto de energia solar residencial com o Microinversor?

Além da diferença na ligação dos cabos, como mostramos na imagem acima, a diferença é notável ao longo dos anos. Um projeto de energia solar com o Inversor String tem um tempo de vida útil menor ( em média de 5 a 10 anos), enquanto o tempo de vida útil de um sistema com o Microinversor o mínimo é 15 anos.

A ligação dos cabos podem alterar também na produção de energia, pois, caso um dos painéis sofra com sombreamento todos os demais painéis também sofrerão. No sistema com o Inversor todos os painéis sofrerão com 50% a menos de geração, isso irá impactar muito no final do mês se não for reparado o quanto antes. Com o sistema de Microinversor isso não acontece, somente 50% de um único painel é afetado e caso isso aconteça você será avisado através do aplicativo que o sistema oferece.

O valor também é uma diferença entre os dois tipos de sistemas, pois, um sistema conta com uma tecnologia maior que a outra, podendo gerar mais vantagens também, por isso, conte com a ajuda do seu consultor para colocar na balança as vantagens e as desvantagens dos dois tipos de sistemas!

Para saber mais detalhes envie uma mensagem no nosso Whatsapp agora mesmo por aqui!

 

Qual a hora certa de contratar Energia solar residencial? Quando vale a pena Energia Solar Residencial?

A hora certa para contratar Energia Solar Fotovoltaico é quando você consegue identificar que paga um valor muito alto na sua conta de energia todos os meses!

Se você tem uma conta mensal acima de R$ 200,00 vale muito a pena você contratar a energia solar residencial, pois com o sistema funcionando você pode conseguir uma economia de até 95% do valor anteriormente pago, e isso é garantido para o resto da vida.

 

Vantagens da Energia solar Residencial:

  • Livre de Inflação Enérgica
  • Painéis com mais de 25 anos de vida útil
  • Economia de até 95% todos os meses
  • Retorno pelo investimento dentro de 3 a 4 anos
  • Valorização do Imóvel Residencial
  • Formas de pagamento facilitadas
  • Ótimo investimento com baixo risco
  • Contribuição para o meio ambiente na redução de gases poluentes
  • Energia Renovável, não poluente e silenciosa

 

Desvantagens em não ter Energia Solar Residencial

  • Cobrança de impostos mensais como: TUSD, TE, Adicional bandeira (Amarela, Vermelha patamar 1, Vermelha patamar 2, Vermelha patamar 3), PIS, COFINS, ICMS, custeio IP- CIP Municipal.
  • Aumento constante da conta de energia pública
  • Aumento de emissão de gases poluentes para o meio ambiente que causam o Aquecimento Global
  • Extinção de espécies
  • Extinção da vegetação nativa
  • Alteração da vida de grupos tradicionais como: indígenas, quilombolas e ribeirinhos
  • Desiquilíbrio de ecossistemas e muito mais.

acesse-atraves-do-whatsapp

Como contratar Energia Solar Residencial?

Para contratar energia solar residencial basta você entrar em contato com o número de telefone da Veritas Solar e falar com um de nossos representantes:

 

Central de Dúvidas Veritas Solar

Se ainda tem muitas dúvidas sobre Energia Solar entre em contato conosco pelo telefone (15) 99192-3312. Caso se sinta mais confortável você também pode chamar através do WhatsApp, e instantes um de nossos especialistas irão te responder!

Para te ajudar a entender melhor sobre todo o sistema de Energia Solar Fotovoltaico no Brasil e no seu município sugerimos alguns artigos que estão disponíveis no nosso site para leitura:

 

Veja outras instalações que também realizamos no estado de são Paulo:

 

Acesse nossas redes sociais: